Trabalho de Campo GB130

A disciplina Práticas em Planejamento e Gestão Ambiental (GB130), tem como objetivo desenvolver trabalho prático, correspondente ao diagnóstico ambiental que subsidie a construção de um instrumento de Planejamento e/ou Gestão Ambiental, com o intuito de proporcionar aos alunos experiência diante de questões vivenciadas no cotidiano profissional.

No corrente ano estão matriculados 20 alunos formandos de cinco cursos de graduação da UFPR, além de três monitores e quatro alunos de pós-graduação. Também participaram das aulas preparatórias e do trabalho de campo os analistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade), lotados no Núcleo de Gestão Integrada de Antonina.

Dentre os desafios propostos para 2018 estão: 1- Cadastro de moradores que residem no entorno da Reserva Biológica (REBIO) Bom Jesus; 2- Mapeamento de conflitos potenciais no entorno da REBIO; 3- Validação da proposta de zoneamento para a REBIO.

No período de 31/08 a 04/09/2018 o grupo realizou trabalho de campo nas comunidades de Potinga, Bromado, Tagaçaba de Cima, Cedro, Faisqueira e Itaqui (em Guaraqueçaba), além da comunidade do Rio Pequeno (em Antonina). No total foram percorridos mais de 1.000 km, tendo sido aplicadas 110 entrevistas, todas cadastradas em banco de dados e especializadas durante o trabalho de campo.

A compilação e análise dos resultados obtidos serão apresentadas pelos estudantes, no dia 05/11/2018 às 14h, em local a ser definido.

Eduardo Vedor de Paula

DCIM101MEDIADJI_0639.JPG